Muitas vezes olhamos uma parede em algum cômodo de nossa casa e ficamos com vontade de colocar um estilo diferente. Outro momento, cansamos da cor que pintamos, e olhando todos os dias para aquele canto da casa vem logo aquele pensamento: “preciso mudar!”. Porém, por algum motivo ou até mesmo condições financeiras, acabamos deixando para depois. “Outro momento eu vejo isso! ou mesmo, “Ah, dá para aguentar mais um pouco”. Quem nunca teve algum desses pensamentos? Pensando nisso, quero deixar para vocês algumas dicas de como pintar uma parede, fazendo você mesmo, sem precisar da ajuda de um profissional.
Primeira dica:
Antes de começar uma pintura em sua parede é preciso retirar a poeira para que a tinta que for passar não crie pelotas, ou ciscos e venha comprometer a pintura e acabe precisando refazer o trabalho.
Passe sobre a parede uma vassoura de cerdas macias, em posição de cima para baixo, como se estivesse varrendo a parede, não esfregue a vassoura em sua parede.
Segunda dica:
Quando for começar a pintura, é preciso que tenha um encerado, papelão tipo caixa desmontada ou na loja de tintas poderá encontrar uma bobina de papel para pintura. não tem um custo muito alto e facilita o trabalho, e também pode ser usado várias vezes.
Coloque sobre o chão bem rente ao rodapé da parede e se preferir pode cubra toda a superfície do chão para não respingar tinta no chão.
Terceira dica:
Vamos precisar de algumas ferramentas fazer para a pintura da parede posteriomente, como por exemplo: um pincel de cerdas macias, um rolo com cabo de pintura, lixa de parede, fita crepe e poderá ser preciso também um balde de pintura. Esses materiais podemos encontrar nas lojas de revendedoras de tintas. Algumas coisas podem ser substituídas com o que temos em casa, como o balde de pintura e o cabo do rolo de pintura.
Quarta dica:
É preciso diluir a tinta. Geralmente é usado 20% água na diluição da tinta, ou seja, para 10 copos de tinta vou usar 2 copos de água na diluição. Essa dosagem pode variar conforme a marca da tinta . Importante ficar atento a instruções do fabricante descristas na embalagem da tinta. Feito isso misturar bem . Antes de começar dar a primeira mão de tinta com o rolo, é importante tomar alguns cuidados como colocar fita crepe nas quinas da parede, desta forma evitamos manchinhas indesejaveis. outro cuidado é pintar as extremidades da parede onde o rolo não alcança com a tinta.
Quinta dica: Quinta dica: Ao iniciar a pintura, coloque o rolo com cuidado, no balde com a tinta já diluída, de forma que não fique encharcado. Retirar o excesso que há no rolo para não escorrer a tinta sobre a parede. Ao aplicar a tinta sobre a parede devemos passar o rolo de baixo para cima. Repetir esse procedimento sobre toda a parede até que acabe a primeira de-mão. Pode fazer sem medo! Enfim, faça com tranquilidade para que saia um bom trabalho, principalmente para aqueles sem muita prática, mas tenha certeza que não é um bicho de sete cabeças. E bora pintar!!!
Observação:
A tinta em média demora de 2 a 4 horas para secar. Dependendo da cor da parede vamos aplicar de 2 a 3 de-mão de tinta.