5 curiosidades sobre o fusca que poucos sabem.
Primeiro, todos sabem que o fusca é um carro bastante antigo, ele foi desenvolvido na década de 30 por Ferdinand Porsche na Alemanha. No entanto, o modelo foi criado a pedido do governo, pois, precisava-se um carro mais econômico e resistente. Mas, o projeto deu tão certo, que mais tarde Ferdinand Porsche fundou uma marca esportiva que até hoje possui o nome do mesmo.
Além disso, na época o fusca aparecia em inúmeros filmes e também foi capa do álbum dos Beatles. O sucesso foi tanto que passou a ser comum encontrar um carro na garagem de qualquer pessoa por décadas.
Sendo assim, mesmo não sendo mais fabricado no Brasil, existe o dia Nacional do Fusca. No dia 20 de janeiro homenageia-se esse clássico que foi um dos que fez mais sucesso no mercado automobilístico. Portanto, veja a seguir maiores informações e curiosidades sobre a trajetória do fusca no Brasil.
Foi um modelo pioneiro da Volkswagen no Brasil
Primeiro, no ano de1953 foi inaugurada as fabricações do fusca e da Kombi no Brasil. A princípio, o carro era produzido em São Paulo dentro de um galpão e as peças eram importadas. Posteriormente, no ano de 1959 o carro passou a ser produzido em uma unidade de São Paulo.
Além disso, o sucesso do fusca foi tanto na época que passou o carro ganhou um dia em sua homenagem. Sem dúvidas, não é à toa que o fusca ganhou essa, pois, o modelo registrou cerca de 3,1 milhões de vendas no Brasil.
Obviamente que ao passar dos anos, o automóvel foi melhorando as suas versões e recebendo algumas melhorias. Como por exemplo, passou a ser refrigerado com ar, ter motores maiores, coisas que não possuíam antes.
O fusca ganhou um dia nacional e chegou a ir embora do país
Na realidade, o nome Fusca não existia inicialmente, pois, o carro era apenas Volkswagen Sedan. O apelido na verdade foi dado carinhosamente pelos brasileiros. Posteriormente, houve a substituição oficial do nome, 30 anos após o início da montagem do carro no Brasil.
Além disso, o carro passou a ser apelidado de formas diferentes em todo o mundo. No entanto, inicialmente o nome era somente Volkswagen que em português significa “carro do povo”. Entretanto, no ano de 1986 o fusca paro de ser produzido no Brasil, o pedido para que se encerrasse foi feito pelo presidente da época.
No entanto, voltou a ser produzido no ano de 1993, a pedido do mesmo presidente. Com isso, o intuito era gerar novos empregos através da grande produção dos carros. Além disso, a vantagem era ter novamente uma linha de carro popular no Brasil. Entretanto, essa fase do carro no país não demorou muito, pois, após 3 anos do retorno, o fusco foi retirado de linha de produção.
O fusca foi um dos carros mais populares do Brasil
Resumindo, o carro mais popular do Brasil não poderia ter uma despedida mais ou menos. Obviamente, antes de dar adeus à linha completamente, o carro lançou 1.500 fuscas série ouro. Sem dúvidas, a versão de despedida pôde contar com diversas melhorias especiais. Além disso, a versão especial pode ser encontrada até os dias de hoje em sites de vendas e relíquias de carros.
Além disso, é válido ressaltar que no ano de 1998, a Volkswagen também fez o lançamento do New Beetle. O modelo era tido como uma reedição do fusca no mercado. Além do mais, o modelo inicial possuía um modelo retrô e no ano de 2012 entrou no mercado a segunda geração com um visual mais esportivo. No entanto, no ano de 2017 o carro saiu totalmente de linha no Brasil.